top of page
REVISTA MÉTODO ZELENY: TECNOLOGIA DE GESTÃO EXECUTIVA

Uma Única Pergunta

Revista Método Zeleny: Tecnologia de Gestão Executiva
A redescoberta e o aperfeiçoamento dos modelos sociométricos culminaram na tecnologia de gestão executiva para a estruturação social das organizações
Uma Única Pergunta, Parte 1

Suponha que lhe seja delegada a seguinte tarefa: elaborar um modelo para harmonizar 48 pessoas em 24 pares. As equipes terão como objetivo arriscar suas próprias vidas em um treinamento para combates militares. Como compatibilizar as equipes a fim de maximizar o desempenho?
 

Esta é a situação real que ocorreu em 1943 na Brooks Army Air Field, a Escola da Força Aérea Americana. O capitão Leslie Day Zeleny, educador e militar foi encarregado de alocar um esquadrão de cadetes como preparação para os combates na Segunda Guerra Mundial. Não se trata de um modelo de otimização linear: sua natureza é muito além de manipular números comparado a modelos tradicionais de pesquisa operacional. Encarregado da tarefa, L. D. Zeleny, criou um modelo de decisão baseado na elaboração de uma única pergunta para cada um dos 48 cadetes.
 

Ao liderar o esquadrão composto por 48 cadetes, Leslie Day Zeleny produziu um instrumento de coleta de dados.

Consistia em um questionário objetivo, elaborado com os 48 nomes dos cadetes, com o qual cada um deveria avaliar seus colegas acerca das preferências de voo. O instrumento foi montado com uma única pergunta a cada cadete. Aparentemente muito simples, o instrumento esconde uma qualidade analítica insuperável comparada às pesquisas de clima organizacional do século XXI.
 

O modelo completo foi publicado em 1947 pelo American Journal of Sociology. Conhecido como Selection of Compatible Flying Partners é considerado o estado da arte dos modelos sociométricos ao capturar percepções individuais a fim de investigar compatibilidade e prestígio.

Ciência das Redes

LEIA A
VERSÃO COMPLEXA

O que é Sociometria?

O NASCIMENTO DA SOCIOMETRIA
A sociometria é o campo de estudos que originou a Ciência das Redes. Inaugurada a partir da obra Who Shall Survive? de Jacob Levy Moreno, define a sociometria pelo “estudo matemático das propriedades psicológicas das populações".

Os testes sociométricos revelam as preferências de cada indivíduo sobre seus colegas tendo em vista alguma atividade previamente delineada. Os resultados eram diagramados e logo tornaram-se peças de longas e detalhadas análises.
 

Publicada em 1934, a obra é o relato do experimento realizado com um grupo de meninas no reformatório New York Training School for Girls em Hudson, EUA. Estudos sociométricos não se reduzem a um questionário com perguntas objetivas para verificar escolhas ou rejeições com relação ao restante do grupo. Um projeto sociométrico é mais amplo: deve acolher uma série de pressupostos científicos com a finalidade de capturar, de forma espontânea, o sentimento de cada respondente. Quanto mais apurada for a fase de preparação indicada, maior será o despertar do ímpeto individual para prover respostas válidas.
 

Ao longo de suas publicações, Jacob Levy Moreno estabeleceu cinco princípios da sociometria a fim de obter respostas válidas para o estudo de grupos. São atribuídas a Moreno diversas contribuições para sistematizar a observação do comportamento humano em grupos. Partiu do próprio Moreno a introdução da ideia de retratar a estrutura social como um diagrama de rede, o que hoje é comumente visto pela teoria de grafos ou representações em pontos e linhas.
 

Embora não haja registros formais sobre a parceria entre Leslie Day Zeleny e Jacob Levy Moreno, há diversas evidências na literatura da sincronia metodológica e mesmo citações da obra de Moreno pelo próprio Zeleny. Ao seguir à risca os pressupostos da sociometria, o próprio Moreno credita Zeleny como “um dos principais contribuintes e fundadores do pensamento sociométrico”. 

Para citar:

CONCER, R. (2024) Revista Método Zeleny: Tecnologia de Gestão Executiva. Relatório Anual. Disponível em https://www.ronaldconcer.com/

bottom of page