top of page

CONTROLAR O INCONTROLÁVEL?

METODOLOGIA ORIGINAL | TECNOLOGIA DE GESTÃO

Como a empresa realmente funciona | Método Zeleny

Você sabe tudo o que acontece na sua empresa? Qual equipe “se protege” quando o desempenho está aquém das metas? Qual funcionário deveria ter mais voz? Qual não pode ser demitido?  Qual funcionário trabalha “para si mesmo” ao invés de buscar o desempenho do grupo? Qual deles se promove pelo trabalho do colega? Como reduzir complicações legais, reduzir turnover, promover longevidade das equipes de alto desempenho? Como acelerar processos e otimizar cenários de mudança? Estes são alguns dos pontos que o Método Zeleny esclarece.

O Método Zeleny propõe o mapeamento da estrutura social da empresa: mapear como a empresa realmente funciona. Esta tecnologia, baseada em uma estrutura analítica de fácil entendimento, desvenda situações complexas. O intuito é conceber um tratamento para situações complexas e traduzir aspectos subjetivos que dificultam a direção das atividades. O método revela questões específicas da dinâmica organizacional, talvez imperceptíveis para a alta gestão.

Tecnologia de aplicação

A origem desta tecnologia decorreu de um projeto sociométrico - ciência antecedente da Network Science. A Ciência das Redes (Network Science) é uma abordagem exploratória preocupada com a interação entre objetos ao invés do exame exclusivo do objeto. Enquanto os métodos numéricos tradicionais somente “tentam” prever fenômenos ou mostrar resultados atrelados a percepções subjetivas acerca dos problemas, Network Science tem a capacidade de esclarecer sistemas complexos cujas relações entre componentes, controláveis e não controláveis, não são facilmente visíveis. A compreensão das particularidades, por vezes inacessíveis, é feita por meio de uma rede. Isso permite o total controle da situação: cria projetos com resultados extremamente precisos.

A aplicação tem início com a coleta da resposta para uma única pergunta feita para cada integrante da organização. Os respondentes são previamente preparados para o questionário, além da empresa assegurar confidencialidade em torno das respostas colhidas. A resposta é uma forma de se exprimir acerca de situações complexas, baseadas no relacionamento com os demais membros da empresa.

 

Após obtidas as respostas, é criado um modelo em redes – a estrutura social da organização. Por decorrência da estrutura serão revelados os destaques da organização, possibilidade de realizar investigações, análises detalhadas, identificar problemas existentes e ainda, mapear possíveis problemas futuros.

Tal como foi concebido, a polivalência do método permite diversas aplicações em todos os níveis da organização. Por se tratar de um tratamento, característica fundamental do método, se apresenta como um instrumento para a organização (alta gestão) – não redutível a soluções pontuais comuns em ferramentas não científicas. O Método Zeleny documenta aquilo que a intuição não fará: traz precisão e anula completamente qualquer tipo de decisão arbitrária perante situações críticas.

ÍNDICES ZELENY

A estrutura é tratada mediante os cinco índices. Os Índices Zeleny demonstram a classificação em relação ao grupo (Emotional Expansiveness, Social Status, Compatibility Index e Social Adjustment) enquanto o Morale Index classifica os subgrupos (departamentos, filiais, equipes, etc). As aplicações e descrição individual de cada indivíduo também dispõem da mesma análise no subgrupo. Na sequência serão empregados os modelos de aplicação, situações que os índices sinalizam os pontos discutíveis da organização, e logo, proporciona as decisões a serem tomadas pelo gestor.

Estes não são índices classificatórios: a riqueza destes scores revela o grau de interação, em combate à ideia dos tradicionais rankings arbitrários e facilmente manipuláveis. Os algoritmos classificam os cadetes baseados nas interações, e não por mera “contagem” tal como em triviais soluções estatísticas. A partir das percepções individuais, obtemos tanto as relações com o subgrupo quanto com o grupo.

Ronald Concer Social Networks Modelagem.
bottom of page