DESENVOLVIMENTO | MÉTODO ZELENY
Sociometria e a Ciência das Redes
O Método Zeleny, de autoria de Ronald Concer, foi concebido a partir da reformulação da obra de Leslie Day Zeleny, um dos principais autores da sociometria. Trata-se da reconstrução e modernização do "Selection of Compatible Flying Partners" publicado por L. D. Zeleny em 1947. O modelo original consistia na adequação de cadetes para treinamento e voos na Segunda Guerra Mundial.
Grande parte do esforço de desenvolvimento de métodos advém da recapitulação do percurso intelectual dos autores originais da Sociometria. Destarte, o desenvolvimento do Método Zeleny foi alcançado com o aperfeiçoamento dos algoritmos e aplicações.
A primeira representação de "redes" partiu de J. L. Moreno em "Who Shall Survive?" realizado a partir de observação em Reformatório para Meninas
O que é Sociometria?
Sociometria é o campo de estudos que deu origem a Ciência das Redes. O primeiro registro da Sociometria remete à obra Who Shall Survive? A New Approach to the Problem of Human Interrelations publicada em 1934 por Jacob Levy Moreno.
Moreno concebeu a sociometria como um ramo das ciências sociais para o estudo das relações humanas. Combinado com técnicas quantitativas e qualitativas, a sociometria possibilita a melhor compreensão das dinâmicas sociais entre grupos. A sociometria é usada para entender as relações na vida de um indivíduo ou relações entre indivíduos e grupos - desde grupos locais estendendo-se até para relações internacionais.
Jacob Levy Moreno
O nome Moreno é frequentemente associado ao desenvolvimento do Psicodrama e pela atuação nas práticas terapêuticas. No entanto, além de fundador da Sociometria, Jacob Levy Moreno é o precursor da Psicoterapia em Grupo.
São atribuídas a Moreno diversas contribuições para sistematizar a observação do comportamento humano em grupos. Partiu do próprio Moreno a introdução da ideia de retratar a estrutura social como um diagrama de rede, o que hoje é comumente visto pela teoria de grafos ou representações em "pontos e linhas".
O entendimento deste autor foi fundamentado numa série de princípios - o que respalda a dinâmica das relações humanas (Sociometry and The Cultura Order, 1943). Enigmático e muitas vezes mal interpretado, Jacob L, Moreno apresentava sua obra como uma abordagem integrada para o processo terapêutico e estudo de grupos.
Leslie Day Zeleny foi seguidor assíduo do trabalho de Moreno. Evidencia-se pelas numerosas citações à sua obra, e, apontado pelo próprio Moreno, credita Zeleny como “um dos principais contribuintes e fundadores do pensamento sociométrico”.
Jacob Levy Moreno, fundador da Sociometria
APLICAÇÃO | MÉTODO ZELENY
Tecnologia de Aplicação
A origem desta tecnologia decorreu de um projeto sociométrico - ciência antecedente da Network Science. A Ciência das Redes (Network Science) é uma abordagem exploratória preocupada com a interação entre objetos ao invés do exame exclusivo do objeto. Enquanto os métodos numéricos tradicionais somente “tentam” prever fenômenos ou mostrar resultados atrelados a percepções subjetivas acerca dos problemas, Network Science tem a capacidade de esclarecer sistemas complexos cujas relações entre componentes, controláveis e não controláveis, não são facilmente visíveis. A compreensão das particularidades, por vezes inacessíveis, é feita por meio de uma rede. Isso permite o total controle da situação: cria projetos com resultados extremamente precisos.
A aplicação tem início com a coleta da resposta para uma única pergunta feita para cada integrante da organização. Os respondentes são previamente preparados para o questionário, além da empresa assegurar confidencialidade em torno das respostas colhidas. A resposta é uma forma de se exprimir acerca de situações complexas, baseadas no relacionamento com os demais membros da empresa.
Após obtidas as respostas, é criado um modelo em redes – a estrutura social da organização. Por decorrência da estrutura serão revelados os destaques da organização, possibilidade de realizar investigações, análises detalhadas, identificar problemas existentes e ainda, mapear possíveis problemas futuros.
Tal como foi concebido, a polivalência do método permite diversas aplicações em todos os níveis da organização. Por se tratar de um tratamento, característica fundamental do método, se apresenta como um instrumento para a organização (alta gestão) – não redutível a soluções pontuais comuns em ferramentas não científicas. O Método Zeleny documenta aquilo que a intuição não fará: traz precisão e anula completamente qualquer tipo de decisão arbitrária perante situações críticas.