top of page
DESENVOLVIMENTO | MÉTODO ZELENY

Sociometria e a Ciência das Redes

O Método Zeleny, de autoria de Ronald Concer, foi concebido a partir da reformulação da obra de Leslie Day Zeleny, um dos principais autores da sociometria. Trata-se da reconstrução e modernização do "Selection of Compatible Flying Partners" publicado por L. D. Zeleny em 1947. O modelo original consistia na adequação de cadetes para treinamento e voos na Segunda Guerra Mundial.

Grande parte do esforço de desenvolvimento de métodos advém da recapitulação do percurso intelectual dos autores originais da Sociometria. Destarte, o desenvolvimento do Método Zeleny foi alcançado com o aperfeiçoamento dos algoritmos e aplicações.

Ronald de Oliveira Concer Sociomatrix.jpg

A primeira representação de "redes" partiu de J. L. Moreno em "Who Shall Survive?" realizado a partir de observação em Reformatório para Meninas

O que é Sociometria?

Sociometria é o campo de estudos que deu origem a Ciência das Redes. O primeiro registro da Sociometria remete à obra Who Shall Survive? A New Approach to the Problem of Human Interrelations publicada em 1934 por Jacob Levy Moreno.

 

Moreno concebeu a sociometria como um ramo das ciências sociais para o estudo das relações humanas. Combinado com técnicas quantitativas e qualitativas, a sociometria possibilita a melhor compreensão das dinâmicas sociais entre grupos. A sociometria é usada para entender as relações na vida de um indivíduo ou relações entre indivíduos e grupos -  desde grupos locais estendendo-se até para relações internacionais.

Jacob Levy Moreno

O nome Moreno é frequentemente associado ao desenvolvimento do Psicodrama e pela atuação nas práticas terapêuticas. No entanto, além de fundador da Sociometria, Jacob Levy Moreno é o precursor da Psicoterapia em Grupo.

São atribuídas a Moreno diversas contribuições para sistematizar a observação do comportamento humano em grupos. Partiu do próprio Moreno a introdução da ideia de retratar a estrutura social como um diagrama de rede, o que hoje é comumente visto pela teoria de grafos ou representações em "pontos e linhas". 

O entendimento deste autor foi fundamentado numa série de princípios - o que respalda a dinâmica das relações humanas (Sociometry and The Cultura Order, 1943). Enigmático e muitas vezes mal interpretado, Jacob L, Moreno apresentava sua obra como uma abordagem integrada para o processo terapêutico e estudo de grupos.

Leslie Day Zeleny foi seguidor assíduo do trabalho de Moreno. Evidencia-se pelas numerosas citações à sua obra, e, apontado pelo próprio Moreno, credita Zeleny como “um dos principais contribuintes e fundadores do pensamento sociométrico”.

RONALD DE OLIVEIRA CONCERMoreno.jpg

Jacob Levy Moreno, fundador da Sociometria

Leslie Day Zeleny

Educador, militar e sociólogo, Leslie Day Zeleny foi um dos principais autores fundadores da Sociometria, campo que originou a moderna Ciência de Redes. Pouco é conhecido da sua vida e trajetória. Por meio da reconstrução histórica do percurso intelectual, sabe-se que Zeleny escreveu uma série de seis estudos, iniciado em 1939, que culminou no clássico estudo de 1947.

Nos primeiros trabalhos, Zeleny desenvolveu experimentos que buscavam investigar a cooperação em atividades entre indivíduos. Os modelos iniciais aludiam à montagem de situações concretas e de clara visibilidade – o que motivaria a alocação baseada nas escolhas e, por consequência, na constituição de grupos por membros mutualmente aceitos.

Ele esteve a serviço da Força Aérea Americana durante a década de 1940. Neste período seu principal modelo sociométrico foi elaborado. Em 1943, conforme notas em suas publicações, Zeleny aplicou seus experimentos na Brooks Army Air Field, escola preparatória de cadetes em preparação para os combates na Segunda Guerra Mundial. Ao capturar percepções individuais por meio do modelo desenvolvido, Zeleny publicou os resultados no American Journal os Sociology em 1947, sob o título "Selection of Compatible Flying Partners", Nesta obra, Zeleny revela como equipes podem ser construídas baseadas em compatibilidade tendo em vista o treinamento e combates militares.

A importância desta série de seis estudos é vital para a composição e liderança organizacional. Embora tenha recebido citações por diversas áreas da pesquisa científica, nota-se que as diversas tentativas de replicação foram inadequadas, em parte pelas restrições tecnológicas da época, pelo entendimento impróprio ou inadequação do uso desta metodologia.

A reformulação dos experimentos do capitão L. D. Zeleny (1939-47) foi iniciada em 2018 por Ronald Concer. Com o intuito de eliminar ambiguidades assumidas por outros autores, o resultado final foi a publicação no Social Networks em outubro de 2020: indica o percurso metodológico que partiu da composição conceitual até a análise estrutural de dados. Além disso, a robustez destes indicadores foi verificada, ao passo que ela nunca tinha sido submetida a exame detalhado.

Além das contribuições para as Ciências das Redes, hoje o "Método Zeleny" está acessível para aplicações empresariais.

Leslie Day Zeleny Ronald de Oliveira Concer

Imagem rara de Leslie Day Zeleny obtida em uma edição do Anuário da Força Aérea - Brooks Army Air Field.

bottom of page