top of page
Image by Anastasia Dulgier

 

O PODER DA NETWORK SCIENCE

Também conhecida por Social Network Analysis  (SNA) ou Organizational Networks, tem a capacidade de esclarecer sistemas complexos.

O resultado é um projeto com resultados extremamente precisos.

METODOLOGIAS

A MODELAGEM DA COMPLEXIDADE | NETWORK SCIENCE 

Expressões como “complexidade” ou “modelagem” fazem parte do jargão cotidiano dos executivos ao se referir a problemas, tarefas ou projetos. No entanto, estes termos são frequentemente dispostos de maneira arbitrária, e nem sempre traduzem as reais dificuldades nas operações empresariais.

 

Compreender adequadamente o cenário é a condição primordial para tomar decisões. A ausência do domínio da situação impede a resolução de problemas. Empresas atuam em ambientes dinâmicos, cujas relações entre componentes controláveis e não controláveis não são facilmente visíveis. O aumento dos componentes e suas inter-relações é o que caracteriza o que se denomina complexidade. E logo, não é possível resolvê-la desprovido de uma estrutura que a comporte.

 

O objetivo do Network Science é a compreensão e estruturação de sistemas complexos. Trata-se de uma metodologia que edifica uma estrutura acerca do problema. Tal estrutura revela a dinâmica e cria um modelo que servirá como guia para a tomada de decisão da organização.

 

De forma simplória, uma rede é um amontoado de pontos ligados por traços ou setas. Network Science permite a visualização das particularidades, por vezes inacessíveis, num mapa que indica a essência do problema organizacional. Como metodologia de estruturação, Network Science possui aplicações em todas as áreas das ciências sociais, e.g. planejamento industrial, mercadologia, economia, política, governança corporativa, até categorias específicas tais como gestão da saúde, gestão de pessoas, contratos, capital social, competição, difusão de informação (comunicações) e até startups.

 

Adotar o Network Science como método para modelagem de projetos detalha o significado das relações e componentes. Enquanto técnicas quantitativas convencionais tratam cenários de forma parcial, além da transmissão incompleta de uma realidade observada, networks se apresentam pela autenticidade analítica tendo em vista o processo decisório. Network Science esclarece a complexidade e permite o total controle da situação para o executivo: um método que traz ao projeto resultados extremamente precisos.

Dr. Ronald Concer

Problem-Solving Methods

Pajek Ronald Concer.png

Desenvolvido pelos Professores Vladimir Batagelj e Andrej Mrvar, o Pajek é considerado por muitos pesquisadores o melhor software para trabalhar com Network Science. O software foi premiado pela International Network for Social Network Analysis (INSNA) e está disponível gratuitamente no site abaixo 

mrvar.fdv.uni-lj.si/pajek/

Metodologias | Networks 

Image by Nigel Lambert

Os Índices Zeleny | Selecting Partners

E se as avaliações de equipe colocassem sua vida em risco? Se suas escolhas revelassem seu prestígio dentro do grupo de trabalho? Desenvolvida entre 2018-20, a metodologia indica como experimentos militares são aplicados, hoje, no cenário empresarial.

bottom of page