TOMAR DECISÕES
NA AUSÊNCIA DE FATOS CLAROS
Lidando com a complexidade:
quando há limitação nas informações e recursos, e, todavia, decisões devem ser tomadas.
METODOLOGIAS | PROBLEM STRUCTURING METHODS
O ADVENTO DOS PROBLEM STRUCTURING METHODS (PSMs)
Executivos são constantemente defrontados com tarefas ambíguas nas quais objetivos são incertos ou desconhecidos, não há nitidez acerca das estruturas em que as atividades serão realizadas, e ainda, padrões para avaliar o sucesso das atividades são instáveis. Neste tipo de problema, os recursos disponíveis para cumprir as tarefas, seja tempo, capital ou meios para coletar novas informações, são escassos. Apesar das limitações, decisões devem ser tomadas, mesmo quando há ausência de fatos claros.
A expressão tomar decisões na ausência de fatos claros é oriunda das palavras de Bennis e O’Tolle em artigo na Harvard Business Review, indicando problemas em que as técnicas tradicionais de modelagem são ineficazes. Estas situações são caracterizadas pela instabilidade, dinamismo, ambiguidade e limitação na coleta de novas informações para resolver problemas: este é o advento para o grupo de metodologias conhecidas como Problem Structuring Methods (PSMs).
Os PSMs são abordagens sofisticadas para lidar com incerteza e complexidade irredutíveis enfrentadas pelos executivos. Tendo em vista que a complexidade é, por natureza, irresolúvel, Métodos de Estruturação de Problemas provém uma estrutura em torno da situação problemática, sejam conflitos, projetos, planejamento, avaliação de cenários ou implementação de estratégia.
Esses métodos são a resposta às falhas das tradicionais técnicas padronizadas e automatizadas. Estas, oferecem fórmulas sedutoras que supõem cenários perfeitos, tal como conselhos holísticos, crenças comportamentais ou reciclagem de teorias da administração clássica. A crítica dos PSMs está apoiada no fato de que as abordagens tradicionais pressupõem que o objetivo a ser atingindo é facilmente identificável, conjectura pouco verídica em cenários complexos e de incerteza.
Da mesma maneira, os PSMs combatem o padrão comum do executivo, que recorre a comportamentos passados, à intuição ou a ações primitivas de replicar táticas dos concorrentes, o que não oferece qualquer vantagem competitiva sustentável. Problemas complexos requerem que o executivo visualize claramente que qualquer solução para seu dilema não deve sacrificar determinadas variáveis-chave em favor de outras.
Eis a exata demanda atendida pelos Problem Structuring Methods: estruturar projetos em que objetivos são múltiplos, simultâneos e mensuráveis em diferentes perspectivas. Estas metodologias se afastam propositalmente das inadequações tradicionais e abordam as questões especificamente para a tomada de decisão.
Um antigo ditado reza que um problema bem definido estaria praticamente solucionado.
O que não é óbvio é como definir o problema.
C.W. Churchman
Dr. Ronald Concer
Problem-Solving Methods
-
Ganho em transparência e riqueza em modelos participativos.
-
Aplicação de linguagem além de números.
-
Estrutura representada de uma forma inteligível à organização.
RESULTADOS
MAPEAMENTO SODA
SODA - acrônimo para Strategic Options Development and Analysis, nesta metodologia os problemas são estruturados a partir do mapeamento do entendimento particular dos membros da equipe para o entendimento do problema em questão. Na sequência, são aplicadas as técnicas exploratórias e análise quantitativa para a efetiva tomada de decisão gerencial. Entre as vantagens oferecidas estão a descrição exata do problema e suas repercussões de forma tangível e transparente para o gestor. Em seguida é possível explorar cada aspecto envolvido de forma analítica e precisa.
SOFT SYSTEMS METHODOLOGY - SSM
Soft Systems Methodology (SSM): metodologia aplicável em situações em ausência ou subjetividade de fatos ou informações. SSM produz conteúdos que facilitam o planejamento estruturado para problemas sistêmicos.
STRATEGIC CHOICE APPROACH -SCA
Strategic Choice Approach (SCA) propicia o planejamento estratégico de médio a longo prazo com ênfase na gestão da incerteza, a robustez das decisões ao longo do tempo e a coordenação e controle eficazes. Estas ações explicam a variedade de resultados além das circunstâncias às quais soluções propostas poderão desencadear nas operações empresariais.
Explore as aplicações dos Métodos de Estruturação de Problemas (PSMs)
The Channel Tunnel Case
Bombardier vs Translink
O PROBLEMA DE 2 BILHÕES
SODA é aplicável na modelagem judicial: neste caso, um conflito decorrente de uma ruptura contratual. Esta metodologia possibilitou o desenvolvimento de um modelo sustentável e quantificável que abrangeu o impacto dos custos de transação (ruptura e atraso). SODA é originalmente adotado em situações de decisões em grupo, as quais são caracterizadas pela incerteza e complexidade, não suscetíveis ao formalismo da modelagem computacional.
DESORDEM NAS RUAS DE LONDRES
A New Scotland Yard, agência responsável pela aplicação da lei na Greater London, enfrentou questões que envolveram o gestão de riscos no Carnaval de Notting Hill: uma extensa operação policial foi montada, sensível às necessidades e percepções dos vários públicos envolvidos, incluindo grupos étnicos da comunidade local e comercial. Tal situação também demandava relações eficientes e cooperativas com outras organizações e agências de serviços de emergência.
Nesta situação, observa-se a complexidade do "sistema" do Carnaval de Notting Hill, de forma a permitir a possibilidade de redesenhar a maneira como o evento foi organizado. Além disso, é reconhecida a interconectividade de áreas problemáticas e as inúmeras fontes de incerteza que potencialmente inibiram a tomada de decisões. O estudo realizado foi publicado no Health, Risk & Society, disponível no link abaixo.
AplicaçãoPSM
Problemas Complexos
Mapeamento SODA
Método de Estruturação
SODA: um projeto nas ferrovias brasileiras
O mapeamento SODA foi utilizado para a classificação dos problemas no desenvolvimento do sistema ferroviário brasileiro, incluindo a análise circunstanciada de causas e efeitos intercorrentes do problema.
Destaca-se entre os resultados, os efeitos prejudiciais das supostas apropriações indevidas de fundos públicos e a identificação de um sistema de ciclo de feedback degenerativo no centro da tomada de decisão.
No geral, este projeto revela que a situação enfrentada pelo desenvolvimento ferroviário no Brasil é constituída por uma interação dinâmica de problemas não independentes, indicando a presença de um sistema complexo, que requer uma estrutura conceitual disposta a considerar sua integridade sistêmica.