Operational Research | OR
A ESSÊNCIA DOS MÉTODOS DE MODELAGEM PARA TOMADA DE DECISÃO
METODOLOGIAS | OPERATIONAL RESEARCH (OR)
PRACTICAL MANAGEMENT SCIENCE
Denominado originalmente como Operational Research ou o clássico Management Science, e variantes contemporâneas como Business Analytics, Modelagem para Tomada de Decisão ou Pesquisa Operacional Aplicada, são apenas designações diferentes para tratarmos da área interdisciplinar que fornece base para tomada de decisão por meio da modelagem de situações problemáticas.
Operational Research (OR) é uma abordagem científica para analisar situações complexas e fornecer soluções que aumentam a eficácia e eficiência nas operações. Um projeto OR consiste na criação de um modelo que represente a tarefa a ser executada. A partir do detalhado exame do problema, é possível extrair, de forma inequívoca, a alocação ideal dos recursos para a maximização dos ganhos, seja moeda, capital humano, bens físicos ou mesmo conjecturar cenários alternativos para a empresa.
Operational Research descende da Segunda Guerra Mundial, ocasião em que pesquisadores britânicos foram requisitados a aplicar seus conhecimentos científicos às demandas bélicas. Os trabalhos iniciais empreenderam o planejamento de defesa de comboios navais, detecção e destruição submarinos, mensuração de ataques a bomba, e diversas atividades logísticas e de planejamento incorporando cenários de risco. As primeiras equipes eram compostas por físicos, matemáticos, fisiologistas, biólogos, astrônomos, químicos e especialistas em comunicação. Essa abordagem interdisciplinar tornou-se a principal força por trás do forte desenvolvimento da Pesquisa Operacional e sua fonte de soluções eficazes para problemas complexos.
No esforço pós-guerra, foi adotada uma abordagem científica semelhante tendo em vista a crescente complexidade dos negócios internacionais. Então denominada Operational Research (Management Science) estabeleceu-se como uma abordagem tática, por exemplo, otimizar o planejamento da produção, direcionamento dos sistemas de transporte para minimizar custos, formulação dos procedimentos padrão para gerenciamento de estoques e o fornecimento de materiais, desta forma, providencia soluções para problemas repetitivos.
Desde então, estas técnicas passaram para o planejamento estratégico, ao trabalhar com gestores nas decisões e ações em longo prazo. Por exemplo, a sofisticação das ferramentas financeiras exigiu que a criação de modelos computacionais para otimizar portfólios de investimento. O design dos métodos de estruturação de problemas auxilia o executivo a reconhecer claramente a localização das melhores oportunidades estratégicas.
Em suma, a Operational Research atua dentro de um amplo espectro definido, por um lado pela análise numérica objetiva e, por outro, ao facilitar o gerenciamento estratégico de operações inteiras. Como abordagem científica tem suas raízes firmemente fundamentadas em Lógica, Matemática, Economia e Ciências Sociais. Tal embasamento garante que qualquer análise realizada seja completa e exata.
Adicionalmente, o projeto OR possibilita a elaboração de cenários ou tradução de problemas existentes, de maneira objetiva e transparente para o gestor, seja por meio de planilhas ou mapas, e ainda, um aparato de interação para decidir e justificar projetos.
Dr. Ronald Concer
Problem-Solving Methods
Management Science auxilia no desenvolvimento da intuição, e também indica onde a intuição, por si só, falha.
Albright & Winston
Explore algumas aplicações setoriais