OS ÍNDICES ZELENY
Desempenho empresarial depende de equipes eficientes. Não basta manter executivos talentosos se a estrutura da equipe não for satisfatória entre os membros.
Os Índices Zeleny são uma aplicação da Network Science na reestruturação do modelo adotado pela Força Aérea Americana para formação de equipes e gestão de grupos.
METODOLOGIA ORIGINAL
Compatibilidade, Desempenho e Adequação Organizacional
Índices Zeleny - metodologia científica desenvolvida a partir da ciência de redes (network science) para administração de grupos numa estrutura organizacional. O objetivo é avaliar a coesão do grupo e seus subgrupos. Para tanto, é realizada a avaliação dos padrões de relacionamento entre membros das equipes, em esfera individual, e logo, na constituição do grupo.
Os índices de análise são construídos a partir da coletada das percepções individuais até o nível agregado (grupo ou subgrupo). Desta forma, torna-se viável avaliar os padrões exigidos pela organização na interação, conduta ou desempenho no grupo de trabalho. Ademais, a implantação desta abordagem precede uma minuciosa elaboração individual dos membros da organização. Como resultado, a estrutura fornece informações para acompanhamento de desempenho sobre os grupos (e logo, indivíduos) dentro de uma organização.
Entre as vantagens desta metodologia, verifica-se, de forma transparente e fácil percepção, a mensuração dos critérios e consequências das ações individuais nos grupos. Adicionalmente, é possível avaliar contribuições, desempenho e adequação, tanto na esfera individual no grupo. É ideal para analisar padrões dos grupos, além de revelar potenciais líderes, dadas as características definidas pela organização. Outro aspecto de destaque nesta metodologia é a checagem da aderência a comportamentos individuais dentro das equipes às quais os membros pertencem.
Originalmente desenvolvido entre 1939-47, o trabalho de Leslie Day Zeleny permaneceu obscuro até o atual avanço da Network Science. O esforço de resgate e reelaboração foi realizado durante dois anos na Fundação Getulio Vargas de São Paulo.
Desenvolvimento dos Índices
Entre as estruturas sociais reconhecidas pela Network Science, o modelo “Selection Partners” é visto como um dos exemplos mais impressionantes de como grupos podem ser organizados e avaliados. O resgate dos Índices Zeleny teve início a partir da obra original do cap. L.D. Zeleny, uma série de experimentos elaborados entre 1939-47. Selection Partners originalmente foi desenvolvido e implementado na Escola da Força Aérea dos Estados Unidos, na preparação de cadetes para voos de treinamento durante a Segunda Guerra Mundial.
Naquele período, considerava-se como experimentos sociométricos i.e. o estudo das inter-reações entre membros de pequenas equipes, base para o estabelecimento na segunda metade do século XX da Network Science.
Embora o reconhecimento inicial da obra de Zeleny tenha resultado em citações por diversas áreas da pesquisa científica, nota-se que diversas tentativas de replicação foram inadequadas, em parte pelas restrições tecnológicas da época, pelo entendimento impróprio ou inadequação do uso desta metodologia.
Com o intuito de eliminar ambiguidades assumidas por outros autores, a modelagem dos Índices Zeleny seguiu por três etapas: precisão da concepção, construção e computação. Como resultado, a metodologia publicada no Social Networks Journal indica o percurso metodológico que partiu da composição conceitual até a análise estrutural de dados. Além disso, a robustez destes indicadores foi verificada, ao passo que ela nunca tinha sido submetida a exame detalhado.
APLICAÇÕES
Capital Social (Recursos Humanos)
Recrutamento e Seleção
Compatibilidade de equipes
Tecnologia e estrutura organizacional
Homofilia social
Psicologia social
Composição de grupos e liderança
Organizações militares
Instituições de ensino
Coesão e criatividade organizacional
Os Índices Zeleny
Morale Index
Emotional Expansivess Index
Social Status Index
Compatibility Index
Social Adjustment Index
SOCIAL NETWORKS
O desenvolvimento desta metodologia culminou na publicação pelo prestigioso journal Social Networks (Impact Factor: 2.376). O estudo completo está disponível no link abaixo.
A systemic approach to sociometric group research: Advancing the work of Leslie Day Zeleny, 1939-1947. Social Networks 63 (2020) p. 174-200